21 Jun

Yoga – Uma prática para a Vida!

Yoga - Uma prática para a vida

Dia 21 de junho assinala-se o DIA INTERNACIONAL DO YOGA. O Yoga é uma prática para a Vida!

Mas afinal, o que é o Yoga?

O Yoga é uma antiga prática física, mental e espiritual, originária da Índia. A palavra em si é derivada do sânscrito e significa “unir”, simbolizando a união do corpo e da mente.

A prática do Yoga foi exportada para todo o mundo até chegar ao ocidente e, nos dias de hoje, é cada vez mais fácil encontrar uma aula de Yoga numa escola ou ginásio perto de nós.

Quando falamos em Yoga, normalmente pensamos nas posturas. Mas o Yoga vai muito mais além da prática física.

Existem outros aspetos no Yoga, além da postura! Vejamos então os 8 passos associados ao Yoga:

  • Condutas morais (yamas)
  • Disciplinas sociais (niyamas)
  • As posturas (asanas)
  • Técnicas de respiração (pranayama)
  • Retiro dos estímulos (pratyahara)
  • Atenção plena (dharana)
  • Prática da meditação (dhyana)
  • Libertação com o atingir do estado de graça (samadhi)

O Yoga é por isso, muitas vezes, entendido como um estilo de vida. Esta prática envolve o corpo e a mente. Certamente poderá influenciar outros aspetos da nossa vida, como a qualidade do nosso sono, o nosso estado mental e emocional, um maior cuidado com a alimentação, e toda uma série de decisões que tomamos no nosso dia-a-dia. Poderá ou não, levar à busca de uma vida mais equilibrada, e de um estado mental de completude.

Ao encontro do Yoga

O Yoga para mim começou por ser uma alternativa de baixo impacto, após ter sofrido uma lesão a praticar jogging.

Nesta altura já me tinha voltado para a meditação, para ajudar a aliviar o stress, a ansiedade e a insónia de que sofria enquanto estudante de doutoramento em Inglaterra.

Rapidamente apaixonei-me por esta atividade física que, “por magia” parecia acalmar a minha mente. Oferecendo-me momentos preciosos de tranquilidade profunda no final da aula. Era exatamente o que eu estava a precisar. A partir daí, o Yoga começou a integrar a minha vida.

Ao praticarmos Yoga, depressa percebemos que esta atividade cultiva muito mais que a nossa força e flexibilidade. Na minha opinião, a mais valia são, precisamente, os inúmeros benefícios psicológicos, emocionais e sociais que esta prática fomenta.

As Aulas de Yoga e Integração e Inclusão Social

Ao ingressar no mundo do Yoga, depressa apercebi-me que nele refletiam-se as mesmas desigualdades sociais e marginalização de certos grupos, que no resto da nossa sociedade.

Em certos estúdios de Yoga, ou em certas aulas poderá haver uma ênfase exagerada no elemento físico (o Yoga como desporto), ou na aparência física (a tal “postura perfeita” para as redes sociais). Há uma imagem do Yoga que se tornou característica no ocidente, uma caricatura que poderá afastar outros praticantes que não vêm no Yoga uma prática que lhes pertence.

Surgiu a Formação na minha vida

Foi esta contestação que me levou a procurar formação na área do Yoga for All, um movimento que visa promover a inclusão e a integração social nas aulas de Yoga. Tentamos assim adaptar a aula e as sequências aos indivíduos que temos à nossa frente, promovendo a dignidade de quem pratica. Evitando as hierarquias, vemos cada variação de uma postura como mais uma opção igualmente válida. Usando diferentes equipamentos e acessórios – como blocos de yoga, faixas, e almofadas – adaptamos a postura ao nosso corpo, em vez de forçar o corpo a adotar uma postura que não se lhe adequa.

Yoga para Todos

Com a linguagem que usamos na aula, visamos criar um ambiente mais inclusivo para todos os géneros e identidades sexuais, todas as idades e níveis de condição física, enfim todo o tipo de corpos, de todos os pesos.

Veja o vídeo do testemunho da Alice sobre a prática do Yoga.

Este tipo de aulas adequa-se à maior parte da população, e poderá trazer especiais benefícios enquanto prática complementar de prevenção e alívio de sintomas associados ao stresse, ansiedade severa, stresse pós-traumático, ou distúrbios do comportamento alimentar.

Com atenção na respiração, trazemos mais equilíbrio ao corpo e à mente, e aprendemos a identificar melhor as verdadeiras necessidades do nosso corpo. Cultivamos a atenção plena no presente e a gratidão. Encontramos um renovado gosto pela atividade física com o intuito de melhorar o nosso bem-estar físico e mental.

É isto o Yoga.

O importante para quem quer começar a praticar Yoga é encontrar um/a professor/a, aula ou estúdio onde se sinta confortável. Procurar um curso para iniciantes é sempre uma boa opção. E, levar as coisas com calma. Se tudo correr bem, esta é uma prática para a vida e não há pressas, pois o Yoga adapta-se a cada uma das fases e circunstâncias da nossa vida.

Visite as nossas redes sociais FacebookInstagram e Twitter, e subscreva o no nosso canal do YouTube para ficar a par das nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *