17 Jun

Stress nas Organizações: Como evitar

stress no trabalho

Em ambientes laborais é frequente os colaboradores das Empresas passarem por momentos de maior stress.

O stress é inevitável no dia a dia, sendo considerado positivo até certo ponto. Isto pode contribuir para a concretização de objetivos, para um melhor desempenho laboral, aumentar a criatividade e a resolução de problemas.

Mas também pode tornar-se um problema quando o stress é recorrente…

Dia 18 de junho assinala-se o Dia Internacional do Pânico.

Infelizmente, o pânico gera ansiedade no local do trabalho.

O que as chefias das empresas desconhecem é que a forma como lidam com os seus colaboradores, acarreta consequências negativas para o estado de saúde dos trabalhadores.

Queremos com isto dizer que, se o ambiente laboral for cativante e estimulante, o colaborador sentir-se-á motivado e contente no seu local de trabalho. Mas, acima de tudo, acordar com vontade de enfrentar uma jornada de trabalho na Empresa.

Qual o sonho de qualquer chefia?

O sonho de qualquer chefia é ter ao seu lado profissionais motivados, que desempenhem um serviço de excelência, certo?

Mas já parou para pensar que, por vezes, o colaborador já não gosta do tipo de tarefas que executa dentro da empresa, que já não o motiva?

Ou até mesmo o ambiente entre equipas de trabalho é desagradável, existindo muita competitividade? 

Por vezes a falta de comunicação entre os diversos departamentos da empresa, ou até mesmo o receio em expor as suas ideias aos seus superiores, irá refletir-se negativamente nos resultados diários do colaborador. Consequentemente, o colaborador irá trabalhar sem vontade, sem motivação.

Vou fazer uma pequena confidência, no outro dia enquanto bebia o meu café , escutei uma conversa entre duas senhoras, que despertou a minha atenção.

Estavam comentando sobre as férias que tinham sido ótimas, mas que no dia seguinte lá tinham que regressar ao sacrifício… às infindáveis horas extraordinárias onde o chefe não a valorizava, só exigia e reclamava por tudo e por nada…

Fiquei estupefacta, será que na minha Empresa também existe este problema? Será que é esta imagem que os meus colaboradores têm da organização onde trabalham?

Resolvi fazer uma pesquisa sobre este assunto. Descobri que existem situações que são mais propícias a desencadear estes tipos de transtornos de Síndrome de Pânico nos trabalhadores. São eles:

  • cansaço excessivo e jornadas exaustivas;
  • situações de assédio verbal e moral;
  • problemas com a comunicação interna;
  • cobranças irreais e metas inalcançáveis;
  • clima ruim e com índice alto de insatisfação profissional.

Só confirmei que o grau de exigência do trabalho desenvolvido por um colaborador e o excesso de trabalho vai afetar o seu bem-estar na empresa e na sua vida pessoal.

Estas situações são cada vez mais frequentes entre trabalhadores, mas, não é saudável para a saúde a longo prazo.

As crises de pânico e ansiedade estão, sem dúvida, relacionadas ao esgotamento do trabalho e a um ambiente de trabalho stressante. Quando não são devidamente tratadas, podem levar à depressão.

Perante as situações descritas, podemos identificar a importância que as chefias têm em adotar pequenas atitudes, que promovam o bem-estar e qualidade de vida no contexto laboral.

Já pensou em adotar na sua empresa semanalmente, ou diariamente, uma sessão de meditação guiada? Ou contratar uma empresa que realize quick massage aos seus colaboradores, por exemplo? 

Pondero seriamente implementar estas técnicas na Empresa , pois os benefícios….

Os benefícios destas sessões de relaxamento nos colaboradores, possui um impacto positivo. Quer para atingir os objetivos definidos, quer para aumentar os resultados e, consequentemente, contribuir para uma maior produtividade.

Por isso mesmo, é importante, nós, enquanto organizações, apostarmos em medidas que gerem o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Devemos ter como responsabilidade proporcionar momentos de bem-estar aos nossos colaboradores. 

Trabalhadores motivados, contribuem mais para atingir os objetivos definidos e, consequentemente, para uma maior produtividade.

Afinal de contas é isso que todas as empresas procuram, atingir os melhores resultados, face aos seus concorrentes.

Mas para que isso aconteça, devemos apostar no bem-estar e qualidade de vida dos nossos trabalhadores.

A Reborn4Life tem disponível ofertas que proporcionam aos trabalhadores, momentos de relaxamento e de bem-estar. Aproveite para consultar os nossos programas, bem como os cursos disponíveis contribuindo para o desenvolvimento de soft skills dos seus trabalhadores.

Siga as nossas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, e subscreva o no nosso canal do YouTube para ficar a par das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *