10 Jun

O Sol está aí! Protege-te!

O Sol está aí - Aproveita!

O Sol está aí, aproveita, mas Protege-te! Nada de sol sem protetor solar!

Não brinques com a tua pele e não arrisques um escaldão. Primeiro porque dói, mas sobretudo porque, se forem repetidos ao longo da vida, os escaldões podem aumentar o risco de cancro da pele, ou seja, melanoma maligno (o nome oficial).

Os danos resultantes da exposição desprotegida ao sol, são causados pelas radiações UVA e UVB. Estes danos refletem-se no envelhecimento de todas as partes do teu ser.

É claro que toda a gente quer trabalhar para o bronze e ficar morena depressa. Por isso, a tentação de usar um índice de protetor baixo é muito forte.

Só que isso é um erro terrível. Opta sempre pelo fator 30, no mínimo, e não hesites em subir até ao fator 50, se tiveres a pele clara.

Espalhar o creme protetor é aborrecido. Daí outra tentação, que deves combater: besuntares-te sem espalhares bem o creme, o que aliás é um erro frequente.

Quanto mais parecermos um pão com manteiga, menos estaremos protegidos. O ideal é espalhar o creme cuidadosamente, de forma homogénea, para que penetre na pele.

É uma seca? Sim! Mas pensa nos bons momentos que podes passar ao sol. Faz desse gesto uma espécie de ritual, praticado antes de saíres de casa. Deve-se espalhar o creme pelo corpo todo, até entre os dedos dos pés e nas orelhas. E aplicá-lo regularmente, antes de sentir a pele a queimar.

O que não devemos fazer

  • Deixarmos descuidadamente os produtos solares ao sol. Os cremes não gostam de temperaturas extremas. Deixá-los à sombra, dentro do saco de praia, protegidos das temperaturas altas é a melhor opção.
  • Ficarmos horas prolongadas e repetidas ao sol. Expormo-nos aos raios solares nos horários próximos do meio-dia e horários de maiores piques de calor.

Protege-te a nível celular

Para uma proteção solar completa, bem como para reverter os danos causados pelo sol, deves proteger-te a nível celular.

Os mecanismos de defesa celular naturais, que protegem a nossa pele dos danos do sol, diminuem com a idade. Este é um dos motivos pelos quais, sem proteção adicional, as pessoas tendem a ser mais suscetíveis ao cancro de pele à medida que envelhecem.

Chegou a hora de conhecer as substâncias naturais e seguras, que protegem a tua pele do sol. É hora de aproveitar esta energia essencial sem receios!

Embora a exposição solar envolva perigos, não é boa ideia evitar a luz do sol, por ser também imprescindível para uma boa saúde.

A luz solar interage com a tua pele para formar Vitamina D, uma vitamina com enormes benefícios para a saúde, incluindo diminuição do risco de ataques cardíacos, diabetes e esclerose múltipla.

Uma vez que a vitamina D naturalmente formada no corpo é superior à que se vende nas lojas e farmácias, apanhar um banho de sol meia hora por dia é uma atitude bastante sábia.

Hidrata o teu corpo

Todos nós sabemos que deveríamos beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Apesar de nem sempre cumprirmos, nos dias quentes necessitamos de beber mais água, pois transpiramos mais.

A água é uma substância verdadeiramente importante para o bom funcionamento de todos os órgãos e tecidos, para além de ser a responsável pela manutenção da temperatura corporal.

Podes alternar a ingestão de água com a ingestão de sumos de fruta naturais! O importante é manteres-te hidratado.

Se para ti é um sacrifício beber água, podes ler este nosso artigo, temos algumas sugestões para dares sabor à água!

Outra forma de hidratares o teu corpo é no ato após a exposição solar. Deves nutrir bem a pele do corpo e do rosto. Aposta em produtos hidratantes adequados ao teu tipo de pele. E lembra-te que este cuidado deve ser redobrado se houver queimadura solar.

Por isso já sabes, hidrata-te!

Pode parecer cansativo ou até mesmo dar-te preguiça teres estes cuidados todos com a pele depois de um dia de praia. Mas, ao manteres uma rotina de cuidados diários, é o melhor caminho para uma vida saudável.

Não te esqueças de visitar as nossas redes sociais FacebookInstagram e Twitter, e subscrever o no nosso canal do YouTube para ficares a par das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *